Logo_IPCB (PNG) _Head

NOSSA HISTÓRIA


O trabalho presbiteriano conservador teve inicio, no município de Guarulhos, no Bairro de Gopoúva, à Rua Gopoúva, nº 485, na residência do casal Sr. José Rodrigues da Silva e D. Amélia Duarte Rodrigues, aos 14 de janeiro de 1956. Organizou-se através de um culto de aniversário do Rev. Francisco Dias Alves que, na época, era estudante no Seminário Presbiteriano Conservador. Quem pregou nesse primeiro culto foi o Rev. Armando Pinto de Oliveira. Participaram desse trabalho inicial, além da família do Sr. José Rodrigues da Silva, D. Anésia Freddi Prestes, D. Neide Romão e o Sr. Ezequias de Senna e família.

 

A partir do referido culto, instituiu-se o Ponto de Pregação da Igreja Presbiteriana Conservadora de São Paulo, constituído de uma Escola Dominical, formada por uma classe de adultos e uma de crianças. O Ponto de Pregação esteve, durante um bom tempo, a cargo do então seminarista Francisco Dias Alves. Além da Escola Dominical, havia periodicamente, na casa do Sr. José Rodrigues, cultos de evangelização aos sábados, dos quais participaram os alunos do Seminário Presbiteriano Conservador.

 

Em algumas reuniões pregou o Rev. William Roger LeRoy, que era professor em nosso Seminário. Com a vinda de irmãos em Cristo das igrejas presbiterianas conservadoras de Santa Fé do Sul e de Braúna para Guarulhos, o Ponto de Pregação tomou bastante alento e foi necessário alugar um salão para melhor abrigar o povo de Deus. A partir de 10 de dezembro de 1960, O Ponto de Pregação passou a funcionar num salão de propriedade do irmão Francisco das Chagas Dias à Rua Capitão Daniel Guedes, nº 27, Gopoúva. Com essa mudança, o trabalho desenvolveu-se bastante.

 

No dia 4 de fevereiro de 1968 foi organizada a Igreja Presbiteriana Conservadora de Guarulhos pelo Presbitério de São Paulo da IPCB. A comissão designada pelo Presbitério para organizá-la compunha-se dos seguintes membros: reverendos Armando Pinto de Oliveira e Izael Lopes e presbíteros João Florentino dos Santos e Izaias Esteves. O secretário da Comissão organizadora foi o Rev. Isael Lopes e o presidente foi o Rev. Armando Pinto de Oliveira.

 

Conforme a ata número um, registrada no primeiro livro das atas do Conselho e das Assembleias da igreja, os membros que participaram da organização da igreja foram os seguintes: Ary Cândido de Matos, João Dias de Souza, Alfredo Augusto, Olício Dias de Souza, Jairo Alves dos Santos, Judith Alves de Souza, Jurandir Alves dos Santos, Vadair Shirley Freddi, Wilma Freddi, Ozias Dias de Souza, Izahira da Silva Freddi, João da Silva, Janas Maria de Jesus da Silva Daniel Batista, Waldeci Freddi. Marra Leopoldina das Dores Anésia Preddi Prestes, Eroltildes Quintino de Souza, Rita Quintino,Luiz da Silva, Cecília Galvão Dias, José Dias Filho, Zilda Panula dos Santos, Waldemar Pereira dos Santos, Neuseli Romão, Antonio Romão, Francisca Duarte dos Santos. Amélia Duarte da Silva, Antônia Martins dos Santos, Neide Romão de Assis, Petronília da Conceição Jardanha, Maria Francisca Duarte Rodrigues, Maria de Lourdes Fernandes, Luciano Rodrigues, Eliseu Freddi, José Rodrigues da Silva, Sebastião. José Garcia, Florentina Gonçalves Garcia, Francisco Antônio Dias Alves, Waldir Romão, Odilon Alves dos Santos, Luiz dos Santos, Francisco Chagas Dias e Iraci Lopes.

 

A igreja foi organizada com um rol de 44 membros maiores, O primeiro Conselho, conforme a ata nº 2, ficou assim constituído: Rev. Daniel Manoel que foi empossado pela Comissão como pastor da igreja e presidente do Conselho e o presbítero Eliseu Freddi que foi eleito, sendo empossado juntamente com o Rev. Daniel Manoel, visto que já era presbítero ordenado e em disponibilidade. Tomaram assento no Conselho, em caráter de prova para ordenação, os presbíteros Jurandir Alves dos Saltos e João da Silva.

 

Para diáconos foram os irmãos Waldemar Pereira dos Santos, Ary Candido de Matos. Rev. Daniel Manoel foi pastor da igreja no biênio 1968/69. Os presbíteros Jurandir Alves dos Santos e João da Silva e os diáconos Waldemar Pereira e Ary Cândido de Matos foram ordenados, em cerimônia presidida pelo Rev. Armando Pinto de Oliveira, no dia 10 de novembro de 1968. O Rev. Deuel Carminati foi o segundo Pastor da Igreja, em 1970; o Rev. lzael Lopes, o terceiro pastor em 1971; o quarto pastor Rev. João de Araújo; o quinto pastor Rev. Flávio Antônio Alves da Costa e o sexto pastor, o atual pastor, Rev. Sandoval Santos Magalhães.

Posso ajudar?